segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Consumo, lixo e injustiça ambiental

Muito tem se discutido atualmente sobre a deposição do lixo urbano. Nossa sociedade de consumo é rápida e criativa para produzir todo o tipo de lixo. Contudo, toneladas diárias de lixo causam grandes impactos no solo, nos rios, oceanos, atmosfera, etc. Querer botar a culpa em todos é uma hipocrisia. As pessoas pobres são as que menos consomem e não produtoras de produtos industrializados que estão na base dessa sociedade consumista.
Monte de lixo próximo aos dutos da REDUC
O estado do Rio de Janeiro produz, segundo "O Globo" com base em dados do INEA e da COMLURB, 12 mil toneladas de lixo por dia. Em vigor a lei federal que fala sobre os resíduos sólidos obriga estados e municípios a encontrar soluções para sua sujeira. Contudo, mais de 87% do lixo do estado não recebe tratamento adequado, indo parar em lixões oficiais e clandestinos.
Com certeza a maioria desses lixões fica localizada em áreas de população de baixa renda, causando doenças e degradando ainda mais o meia ambiente. Isso se configura em mais uma INJUSTIÇA AMBIENTAL.

Campos Elíseos, infelizmente, convive com esse problema há muito tempo. Veja as fotos tiradas por nossos colegas próximo às suas casas.


Lixo nas ruas - rotina


Entulho nas ruas, outro problema ambiental do bairro
Bruna Beatriz - turma 901/2011

Um comentário:

  1. Marcio,
    Mais uma vez gostaria de parabenizá-lo pelo ótimo trabalho, gostei muito da sua pesquisa e de como você trabalhou de maneira crítica, inserindo essa perspectiva aos seus alunos, possibilizanto aos mesmos descobrirem a realidade sociambiental na qual estao inseridos.
    Parabéns pelo blog também, fiz um link no www.eacritica.wordpress.com
    um abraço

    ResponderExcluir

Oi, venha conosco, participe. Vc é sujeito desse projeto. Vamos discutir os problemas socioambientais de Campos Elíseos.
Abraço,

Prof. Marcio Douglas