quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

"consciência ambiental"

Bom dia a todos,

A chamada consciência ambiental tem regredido ao longo do tempo. Várias pesquisas e instituições independentes atestam isso. Quanto mais se fala, se discute, se divulgam informações, enfim quanto mais evidente a questão ambiental, maior a degradação.
É exatamente isso que defendemos em nosso trabalho. Não adianta essa postura "ecologicamente correta" sem questionar o modelo de sociedade. Essa sociedade construída com base no consumo, na produção industrial e  na crença do desenvolvimento ilimitado jamais vai dar conta da degradação do meio ambiente, atá porque a degradação atinge e deteriora principalmente as condições de existência dos mais pobres e a questão ambiental transforma-se em oportunidade de lucros para o mercado, basta observar o chamado "consumo verde". Na verdade as atuais certificações ambientais (as ISOs), acabaram se transformando em vantagem comparativa para as empresas. Enfim, sem mudar o foco de desenvolvimento (privilegiando as pessoas em detrimento dos lucros de uma minoria) não há possibilidades de reverter a grave crise socioambiental do mundo atual.
A Educação Ambiental não pode prescindir dessa idéia. Atividades com ênfase em preservacionismo, reciclagem e outros temas sem considerar a estrutura social e as relações desiguais entre os seres humanos, fatalmente vão cair no esquecimento no momento seguinte a sua realização.

O link contém um texto interessante sobre esse tema.

http://www.ecodebate.com.br/2013/01/08/a-consciencia-ambiental-parece-ter-regredido-neste-inicio-de-milenio-por-danilo-pretti-di-giorgi/

Abraço a todos,

Marcio Douglas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, venha conosco, participe. Vc é sujeito desse projeto. Vamos discutir os problemas socioambientais de Campos Elíseos.
Abraço,

Prof. Marcio Douglas