domingo, 25 de novembro de 2012

Baía de Guanabara e Indústria do Petróleo

Bom dia a todos,

Há muito tem se discutido em diversos canais de comunicação e no âmbito de instituições ligadas ao Estado e universidades sobre a despoluição da Baía de Guanabara (BG). O fato é que há mais de vinte anos o governo do estado e as prefeituras dos vários municípios que circundam a BG vem gastando (pelo menos divulgam que gastam) quantias vultosas no projeto de despoluição da BG e o que vemos é uma degradação ambiental cada vez maior e a deteriorização das condições de existências de milhares (quiçá milhões) de pessoas que habitam em volta da BG. Não é razoável que ao mesmo tempo em que se busca despoluir este corpo hídrico, o Estado permita, licencie e incentive, em muitos casos, o desenvolvimento de atividades extremamente poluidoras e que não cumpra com sua parte no saneamento e no tratamento do esgoto lançado na BG.
Os habitantes do entorno da BG vivem em verdadeiras zonas de sacrifício ou seja são os pagam pelos efeitos colaterais de um modelo de desenvolvimento que busca a produção initerrupta de riqueza sem considerar o meio ambiente e, principalmente, os grupos menos favorecidos e influentes da sociedade.
Os pescadores da BG bem como moradores de áreas vizinhas à BG constituem um bom exemplo desse gigantesco número de excluído e sacrificados ambientalmente.
O link de hoje mostram a participação de Alexandre Anderson, presidente da AHOMAR em programa do canal FIOCRUZ muito interessante sobre a BG. Vale conferir.

http://www.canal.fiocruz.br/video/index.php?v=a-pesca-na-baia-da-guanabara

Marcio Douglas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, venha conosco, participe. Vc é sujeito desse projeto. Vamos discutir os problemas socioambientais de Campos Elíseos.
Abraço,

Prof. Marcio Douglas