terça-feira, 20 de novembro de 2012

Entrevista com a ex-ministra Marina Silva


Marina Silva alerta para risco de crise atropelar meio ambiente

A senador Marina Silva (PT-AC), ex-ministra do Meio Ambiente, está convencida de que o ano não será nada fácil. É que a crise financeira pode vir a ser usada como"cortina de fumaça" para minar os avanços conquistados na área ambiental. O sinal mais evidente é o Plano Decenal de Energia, lançado no final do ano passado, que"vai triplicar a emissão de CO2 até 2017". O plano, diz ela, é "uma das muitas ambiguidades do governo".
Não bastasse isso, estaria em pleno curso, dentro e fora do Congresso, um movimento para revogar o Código Florestal. Os líderes do movimento são os "ruralistas e o ministério da Agricultura":
É fundamental uma resposta à altura, caso contrário, vai por água abaixo todo o esforço feito no país para reduzir o desmatamento. O grande desafio é como resolver a crise econômica, sem prejuízo da agenda ambiental

A senadora, que deixou o governo em maio último, alegando dificuldades enfrentadas"há algum tempo para dar prosseguimento à agenda ambiental federal", está apreensiva. É que ela vem detectando sinais claros de que alguns setores estão preocupados em garantir o crescimento a qualquer custo, podendo, para isso, "passar por cima de todos os empecilhos, para dar conta do crescimento econômico"

É uma ambiguidade que a senadora conhece de perto, já que permaneceu no cargo por cinco anos. A proximidade com o Planalto permitiu a Marina detectar forças contrárias em constante disputa. Não é à toa que, no mesmo ano em que aprovou um plano que triplica a emissão de CO2, concomitantemente, o Brasil liderou, entre os países em desenvolvimento, o processo de assumir metas de redução de CO2, o que criou um claro "constrangimento ético" aos países desenvolvidos.
http://oglobo.globo.com/blogs/blogverde/posts/2009/01/14/marina-silva-alerta-para-risco-de-crise-atropelar-meio-ambiente-152224.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, venha conosco, participe. Vc é sujeito desse projeto. Vamos discutir os problemas socioambientais de Campos Elíseos.
Abraço,

Prof. Marcio Douglas