terça-feira, 26 de junho de 2012

O jornal "O Globo" tem mostrado uma série de reportagens sobre a situação dos rios no estado que, ironicamente, se chama Rio de Janeiro (assista no link abaixo). É um retrato de como um modelo de desenvolvimento econômico pode ser concentrador, excludente e cruel com os de "fora". Me chamou atenção a matéria sobre o rio Sarapuí, que desliza por municípios importantes da Baixada Fluminense e é (ou deveria ser) meio de sobrevivência para muita gente. Meus alunos de Duque de Caxias são íntimos da bacia do Sarapuí já que muitos deles moram próximos aos rias que a compõe e sofrem as consequências (ou seriam as "contra indicações") do progresso aos moldes capitalistas. 
Vejam o vídeo sobre o Sarapuí, embora com o olhar "neutro" e acrítico das organizações Globo, conta com a participação de companheiros dos movimentos sociais como o Sr. Daniel e o Rafael, atuantes em Duque de Caxias.
Sou professor em Caxias e fico indignado com a naturalidade que as crianças falam sobre sua rotina de exclusão socioambiental. Embora esse tema sequer tenha sido discutido oficialmente na Rio -20, a degradação dos rios da Baixadas por atividades econômicas e pela própria exclusão social é a face mais perversa desse "BRASIL QUE AVANÇA".
Aos companheiros professores lembramos que é no questionamento e na análise das condições objetivas de vida do nosso aluno que devemos buscar a verdadeira educação ambiental, para além do simplismo do conservacionismo e superando uma visão ingênua de educação.


http://oglobo.globo.com/infograficos/especial-rios/


Marcio Douglas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, venha conosco, participe. Vc é sujeito desse projeto. Vamos discutir os problemas socioambientais de Campos Elíseos.
Abraço,

Prof. Marcio Douglas